Ong Sustentável Voltar

Muitas doações são perdidas por causa da dificuldade de transferir o dinheiro na hora que a pessoa está emotivamente decidida. O que não pode acontecer? A ONG pedir doação e oferecer opções de doação complicadas, como pedir para o doador entregar a algum voluntário, depositar ou transferir. Isso na maioria das vezes será complicado, pois elas deverão se locomover, perder tempo e no caso da transferência pagar uma taxa (caso não usar o mesmo banco).

Esse processo precisa ser facilitado.

O PIX é uma grande novidade, mas infelizmente não será utilizado por todas as pessoas. Então a ONG precisa continuar oferecendo todas as outras formas de doação, para a pessoa escolher a melhor para ela.

PIX

Para a pessoa fazer uma doação através do PIX ela deverá ter instalado em seu celular um aplicativo financeiro. Sabemos que muita gente não terá.

Mas quem tiver, basta pesquisar o CNPJ da ONG (então sempre escreva o CNPJ). Antes de doar vai aparecer os dados da ONG para confirmar, tudo seguro e rápido. A doação aparecerá para a ONG em poucos segundos.

A ONG deve habilitar junto ao seu banco (taxa zero). Se esta opção não estiver disponível por ser uma conta de ONG, então indicamos o sistema Juno (taxa 1,50 por doação), que vamos explicar no final.

Uma coisa legal é que será possível receber doações quando a pessoa escanear um QRCode. Então ONG, faça cartazes, folderes e espalhe pela cidade!

Este é o QRCode da Agência, para doações.

Boletos

Os Boletos ainda são os preferidos das pessoas, ao menos nas ONGs que conhecemos.

Muita gente ainda paga contas por boleto, muitas acham mais seguro do que cartões de crédito. O brasileiro está acostumado com eles.

Sempre que uma doação ocorrer por boleto será descontado uma taxa. Mas em muitos casos ela vale a pena.

Usamos muito os Boletos para as contribuições dos Doadores Mensais. Elas são enviadas via e-mail automaticamente e é possível controlar quem deixou de contribuir, para controlar. Melhor do que depósitos e transferências, apesar da taxa.

Usamos o sistema Juno, que vamos explicar no final.

Carnês

Carnês são 6 ou 12 meses de contribuição. Muitas pessoas gostam desta opção pois podem imprimir de 1 só vez a contribuição de 1 ano.

São vários boletos juntos.

Também usamos o sistema Juno para gerar os carnês.

Cartão de Crédito

Esta é uma boa opção, pois se não acontecer nenhum erro no cartão da pessoa, a doação entra a cada mês sem a ONG precisar fazer nada. Mas pouca gente usa, pois não usam cartão ou não querem ficar presos a uma cobrança.

Para uma doação única por cartão (como um botão de doação no site), dá para usar o Juno.

Mas eles não tem a opção de recorrência no cartão, então as ONGs que ajudamos precisaram abrir uma conta no PagSeguro também.

Dinheiro

Dinheiro é bom porque não é descontado nenhuma taxa de intermediação financeira. Mas como receber em dinheiro?

Uma ONG que não é de proteção animal tem um motoboy que vai nas casas pegar a doação. Mas é preciso analisar quanto ele cobra para fazer isso. Se tivesse um voluntário, talvez seria interessante.

Uma outra opção é os tradicionais cofrinos. Veja as nossas ideias sobre eles:

Depósito/Transferência

O depósito não cobra taxas, mas a pessoa deve ir até o banco ou lotérica.

A transferência de um mesmo banco não tem taxas, mas de um banco diferente tem.

São opções que sempre a ONG deve oferecer. Abrir contas em vários bancos para fugir das taxas só se não tiver taxas de manutenção. E mesmo assim talvez não seja uma boa ideia pela burocracia.

Maquininha de Cartão

Resolvemos colocar esta opção também. A maquinhinha servirá para a venda de produtos e também para a doação, porque não.

Ela aceita cartões de débito e crédito. É bom a ONG ter.

As maquinhimas mais usadas são as do PagSeguro. Clique aqui para conhecer.

Juno

Com o Juno a ONG conseguirá oferecer a doação via PIX, Boleto, Carnê e Cartão de Crédito. Também conseguirá fazer cobranças recorrentes. Mas cada transação terá descontado uma taxa, de intermediação financeira. Caso se cadastrar pelo nosso link ou dizer que foi indicado pela Ong Sustentável, as taxas serão menores do que cobram normalmente.

Tem alguma sugestão para melhorar este texto? Aceitamos colaborações pelo e-mail ongsustentavel@gmail.com