Ong Sustentável
COMO CONSEGUIR UM SITE PARA A SUA ONG?

TUDO COMEÇA COM UM ENDEREÇO

A primeira coisa a se fazer é comprar o endereço que você passará para as pessoas quando elas pedirem. Por exemplo www.nomedaong.org. O final .org é ideal para ONGs.

Você deverá pagar o endereço anualmente, senão perderá ele.

GODADDY

Geralmente você encontrará valores mais baixos na GoDaddy. Mas tem de ficar atento na hora de pagar para desmarcar extras que eles colocam e não são necessários para uma ONG.


DEPOIS DO ENDEREÇO, MUITAS DECISÕES A TOMAR

Tem opções gratuitas para montar o site mas sem muita personalização, como o Google Sites, Wordpress e Wix. O bom é que também não é cobrado a hospedagem do site.

A hospedagem é o lugar onde os arquivos do site ficam para estarem disponíveis para o acesso. Em sites desenvolvidos por agências (mais personalizados como este da Ong Sustentável) geralmente devem pagar a hospedagem a cada mês.


DOIS EXEMPLOS

Eu desenvolvi um site para a APAMA totalmente personalizado. Essa ONG paga além do endereço anual a hospedagem. Acesse www.apamalajeado.org/ para conhecer.

Neste será possível usar banco de dados e fazer coisas muito legais, como colocar as informações e carteira de vacinação dos animais para o tutor acessar e depois deixar ele cadastrar tudo o que quiser do animal, ajudando no trabalho de pós-adoção.

Já o site gratuito, feito pelo Wordpress (que não cobra a hospedagem) é o que estou fazendo para a ACOPAN de São Luiz Gonzaga/RS. Acesse o que fiz até agora aqui.

Pode ser que você ache complicado, mas para alguém de informática é simples. Por isso é importante conseguir algum voluntário que trabalhe com design e programação para ajudar nas decisões ou alguma empresa parceira.

TENHO UMA PROPOSTA!

Através da Agência Ong Sustentável posso desenvolver o site da sua ONG. Baixe aqui a minha proposta.