Ong Sustentável

FACILITE AS DOAÇÕES

Muitas pessoas vão desistir de doar se for difícil. O ideal seria as pessoas conseguirem doar direto no facebook ou whatsapp. Isso já existe lá fora, mas aqui vai demorar muitos anos ainda.

Então precisamos usar as ferramentas que temos disponível.

A primeira e mais importante é uma página on-line, onde a ONG passará apenas o link para as pessoas com várias opções de pagamento, no mínimo boleto e cartão de crédito.

SUGESTÃO

Nós sugerimos a empresa Doare que é especialista em captação de doações. PagSeguro e outras que usávamos antigamente não são. Esta cobra uma taxa em cada doação realizada. No início é mais caro, mas vale a pena. Dá para configurar uma página de doação rapidinho. Fale com eles, eles irão ajudar. A desvantagem são as taxas, maiores que outras opções. Se quiser ajuda para decidir quais ferramentas usar mande e-mail para ongsustentavel@gmail.com

Cartão de crédito e débito em conta são as melhores opções, mas muitas pessoas não usam ou tem receio de ficar amarradas. Temos de oferecer outras opções por enquanto. O boleto entra nesse pensamento, de não ser fixo, afinal o que vamos pedir é uma contribuição.

A Doare não tem a opção de gerar carnês. Carnês são antigos, mas muitas pessoas gostam ainda.

CARNÊS

Uma vez participamos de uma ação que entregava brindes simples para pessoas que solicitavam o carnê impresso. Conseguimos quase 100 novos doadores mensais assim.

Tem pessoas que só trabalham com dinheiro. Daí é necessário que os voluntários recolham e deixem um recibo. Uma ONG de combate ao câncer que conhecemos envia um motoboy para pegar as doações. Não sabemos se ele faz de graça ou se cobra uma porcentagem (isso é aceitável, a ONG pagará uma taxa nos boletos e cartão de crédito também).

Outra opção são os tradicionais cofrinhos deixados no comércio. Dependendo do lugar onde são deixados (restaurantes, lanchonetes, lotéricas, postos de combustíveis são os melhores) podem render um bom valor.

Temos uma sugestão ainda não testada por ONGs para complementar essa ação dos cofrinhos.

COFRINHOS DE CASA

Ofereça pequenos e bonitos cofrinhos para as pessoas levarem para casa. Geralmente nas casas das pessoas rola muito troco e tendo um cofrinho as pessoas vão se lembrar de ajudar. Acreditamos que isso possa gerar muita ajuda.


Gostou?


Por enquanto são muitas ideias para você pensar. Aos poucos vamos ir melhorando o texto, falando mais de estratégias, das ferramentas...